Vivo EmpresasÍcone Menu

voltar para blog

Dicas

Como faço para recuperar meu número da Vivo

Redator Macro

Redator Macro

Perdido

Se você está aqui neste texto é bem provável que precise recuperar seu número de telefone da operadora Vivo e essa é uma situação bem desagradável, afinal ninguém quer perder um número que já tem há anos, não é?

Uma boa notícia para você que quase sempre é possível recuperar seu número de celular, para quase todos os casos há uma solução.

Então veja abaixo as nossas dicas e recupere seu número hoje mesmo

Quais são os motivos para perder o número de telefone

Existem vários motivos que levam uma pessoa a perder seu número de telefone, e antes de tentar recuperar você precisa identificar as causas de sua perda

Depois de identificado sua causa aí você pode buscar as soluções para o seu caso

Elencamos para você 13 possibilidades que pode fazer uma pessoa perder seu número de telefone

  1. Defeito no Chip (SIM Card): Se o chip do telefone sofre um dano físico ou falha técnica, pode ser necessário substituí-lo. Embora geralmente seja possível manter o mesmo número ao obter um novo chip, em alguns casos, especialmente se a operadora não puder verificar a propriedade do número, pode haver a perda do número.
  2. Troca da Versão do Chip: À medida que a tecnologia evolui, os chips antigos podem se tornar obsoletos (como a transição do 3G para 4G, e agora para 5G). Se um usuário precisa atualizar para um novo chip para acessar uma rede mais recente e não solicita a transferência do número antigo, pode acabar perdendo-o.
  3. Bloqueio do PUK: O PUK (Personal Unblocking Key) é um código de segurança associado ao SIM card. Se um usuário insere o código PIN errado repetidamente e depois erra o código PUK várias vezes, o chip pode ser permanentemente bloqueado. Neste caso, pode ser necessário obter um novo chip, e há o risco de perder o número se a operadora não conseguir transferi-lo.
  4. Inatividade: Se um número de telefone não é utilizado por um período prolongado, a operadora pode considerá-lo inativo e desativá-lo. Isso é comum, especialmente em planos pré-pagos, onde há a necessidade de recargas regulares para manter o número ativo.
  5. Não pagamento de contas: Em planos pós-pagos, a falta de pagamento das faturas pode levar ao cancelamento do serviço e, consequentemente, à perda do número.
  6. Mudança de operadora sem portabilidade: Se uma pessoa muda de operadora e não solicita a portabilidade do número, ela perderá o número antigo.
  7. Roubo ou perda do telefone: Embora o número possa ser recuperado ao adquirir um novo SIM com a mesma operadora, em alguns casos, especialmente se a pessoa não conseguir provar a propriedade do número, pode acabar perdendo-o.
  8. Erros administrativos ou técnicos: Erros da operadora, como falhas no sistema ou erros de funcionários, podem acidentalmente levar à desativação de um número.
  9. Fraudes: Em casos de atividades suspeitas ou fraudulentas associadas a um número, a operadora pode desativá-lo como medida de segurança.
  10. Políticas de reciclagem de números: Operadoras frequentemente reciclam números que estiveram inativos por muito tempo, atribuindo-os a novos clientes.
  11. Mudança para outro país: Se alguém se muda permanentemente para outro país e não mantém seu plano telefônico ativo, pode acabar perdendo o número.
  12. Fechamento da operadora ou mudança de marca: Em raras ocasiões, se uma operadora de telefonia fecha ou passa por uma reestruturação significativa, os números podem ser afetados.
  13. Decisões legais ou regulamentares: Em alguns casos, decisões legais ou mudanças nas regulamentações de telecomunicações podem levar à perda de números de telefone.

VEJA TAMBÉM:  Como falar com a Vivo pelo whatsApp

Como restaurar seu número telefônico?

Como restaurar seu número em caso de perda ou furto do celular?

O primeiro passo, nessas situações, é contatar sua operadora para solicitar o bloqueio do seu número. Isso evita que o possuidor do seu aparelho cause problemas em suas contas bancárias ou outros aplicativos.
Proceda da seguinte forma:

  1. Contate a operadora Vivo e selecione a opção para bloqueio do número;
  2. Forneça o IMEI do aparelho. Caso não o tenha anotado, é possível verificar online; Com isso, seu celular ficará inacessível.
  3. Subsequentemente, será preciso substituir o chip. Na Vivo, por exemplo, você pode manter o mesmo número ao solicitar um novo chip pelo site, via WhatsApp ou em lojas físicas.

Nas duas primeiras opções, o novo chip será entregue em seu endereço. Você já terá indicado no formulário o desejo de manter seu número antigo. Em seguida, basta ativar a linha temporária e aguardar o prazo estipulado.

Número de celular cancelado

Para restabelecer a posse de um número telefônico após o cancelamento do serviço, é viável em várias circunstâncias. Existem certos critérios essenciais que influenciam esse processo.

Primeiramente, considera-se o intervalo de tempo desde a desativação do serviço. Normalmente, o serviço pode ser interrompido de maneira parcial ou total:

  • Interrupção Parcial: nesta situação, serviços como chamadas e acesso à internet são suspensos;
  • Desativação Definitiva: na operadora Vivo, por exemplo, isso se dá quando se completa um período de 75 dias após o aviso de término do serviço.

Na hipótese de uma interrupção parcial, a recuperação do número é mais simples e geralmente envolve a resolução de pendências como recarga de créditos ou pagamento de contas atrasadas. Em caso de dúvidas, é recomendável entrar em contato com a operadora.

Em situações onde houve uma desativação definitiva, existe a possibilidade de recuperação do número se ele não foi ainda atribuído a um novo usuário. Algumas operadoras mantêm o número disponível para realocação por um período de até 30 dias após a comunicação inicial da desativação.

É aconselhável se comunicar diretamente com a operadora para verificar a possibilidade de recuperação do número. Caso o número já tenha sido reatribuído, infelizmente, a recuperação não será mais possível.

Saiba mais: Como ativar meu chip

Como cancelar número por falta de crédito

Nesse caso estamos falando de número pré-pagos, é simples de resolver esse problema.

Basta fazer uma recarga e resolverá o problema. Caso faça e mesmo assim nada mudou, entre em contato com a operadora Vivo para discutir a sua questão

Quando é chip da Vivo pós-pago, basta pagar os boletos atrasados e normalmente depois de 48 horas o número é restabelecido

Vivo Fibra 200 Mega

Assine internet rápida para a sua empresa! Ganhe Wi-Fi grátis, Vivo Protege Empresas e receba o técnico no local em até 4 horas.

Mais informações

Vivo Fibra 400 Mega

O plano Vivo Fibra com 400 Mega é ideal para navegar à vontade! IP Fixo, Wi-Fi grátis, Vivo Protege e visita técnica em até 4 horas incluídas.

Mais informações

Vivo Fibra 500 Mega

Assine um plano de internet com ultravelocidade para turbinar o seu negócio! IP Fixo, Wi-Fi grátis e vantagens especiais.

Mais informações
Redator Macro

Escrito por

Redator Macro

compartilhe esse blog

Relacionados

Quem leu, se interessou

Conheça alguns produtos Vivo para Empresas

Planos de internet Vivo para Empresa

Descubra as soluções ideais para sua empresa com a Vivo! Clique aqui e encontre o plano perfeito para o sucesso do seu negócio

Ir para Vivo Empresas

Planos de celular Vivo para Empresa

Descubra as soluções Vivo Móvel para Empresas! Clique aqui e transforme a comunicação do seu negócio com planos personalizados.

Ir para Vivo Móvel Empresas

Internet Fibra Vivo para Empresas

Eleve a velocidade e eficiência da sua empresa com Vivo Fibra! Clique e veja como nossas soluções podem impulsionar seu negócio.

Ir para Vivo Fibra Empresas

Internet Fibra + Telefone Fixo Vivo para Empresas

Descubra a sinergia perfeita: Internet Fibra ultrarrápida e Telefone Fixo confiável. Tudo que sua empresa precisa em um único pacote. Saiba mais!

Ir para Vivo Fibra + Fixo Empresas

Combos Vivo para Empresas

Máxima eficiência com Vivo Total Empresas: internet de alta velocidade, celular e telefone fixo, tudo em um plano exclusivo para seu negócio.

Ir para Vivo Total Empresas

Roteador Portátil Vivo

Com Vivo Box, você tem internet de alta velocidade e segurança para sua empresa, mesmo em locais sem infraestrutura de internet fixa.

Ir para Vivo Box

IP Fixo Vivo para Empresas

Com IP Fixo, sua empresa desfruta de uma conexão de internet segura, estável e confiável, ideal para atender a negócios de todos os tamanhos.

Ir para IP Fixo